Os Toraja, ou Toraya, são um conjunto de povos que habitam as ilhas Cebeles, na Indonésia. Embora na sua maioria eles professem a fé cristã, ainda conservam algumas das suas antigas tradições, especialmente na hora de homenagear seus mortos.
Os Toraja acreditam que a morte não é um acontecimento repentino, mas que a alma dos falecidos vai se separando do corpo em um processo que pode demorar vários meses. Por esse motivo, os mortos não são enterrados imediatamente após a morte. Em vez disso, passam longos períodos habitando a casa familiar, onde recebem comida e são chamados de “doentes”. Esse período pode durar anos, se estão esperando algum parente que vive em uma região distante e que precisa se despedir do falecido.


Inclusive, após os corpos serem sepultados, é costume na região desenterrá-los meses depois, para banhá-los, trocar sua roupa e convidá-los para refeições em família. No passado, colocava-se folhas e ervas para preservar os corpos. Atualmente, conserva-se os cadáveres com formol.

Segundo os Toraja, essa tradição permite que os falecidos se acostumem aos poucos com sua nova condição e abandonem, quando se sintam preparados para isso, seu corpo físico.

Fonte: BBC 

Imagem: Muslianshah Masrie/Shutterstock.com


Conheça os povos Toraja, que tratam seus mortos como se estivessem vivos

Marcadores: ,

Postar um comentário

Author Name

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.