Página principal do site do jornal argentino ‘La Nación’ destaca a condenação do ex-presidente Lula – Reprodução

A imprensa internacional repercutiu a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a 9 anos e meio de prisão, conforme decidido pelo juiz Sergio Moro nesta segunda-feira. O ex-presidente foi sentenciado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá. Lula poderá recorrer à sentença em liberdade.

Os principais veículos de comunicação do exterior enviaram alertas com a informação da condenação do ex-presidente. A sentença emitida por Sergio Moro já é manchete nos argentinos “La Nación” e “Clarín”. O francês “Le Figaro” chama Lula de ícone de esquerda. O nome “Lula” vem em primeiro lugar nos assuntos do momento mundiais do Twitter, com 68,5 mil tuítes sobre o presidente. O jornal americano “New York Times” classificou Lula como uma figura influente na região latino-americana por décadas.

Alerta do NYT sobre a condenação de Lula no topo da página na internet – Reprodução

O espanhol “El País” destaca a notícia em sua página principal. A matéria diz que o caso Petrobras cobrou sua maior vítima nos três anos que revela a corrupção nas elites brasileiras, chamando Lula de “ex-presidente mais popular do país”. O “El Mundo” também repercutiu a condenação.

A capa online do jornal ‘El País’ – Reprodução

A Bloomberg afirma que o veredito de culpa sobre Lula, “um dos presidentes mais populares da História brasileira, enfraquece suas chances de liderar o Partido dos Trabalhadores de volta ao poder nas eleições de 2018”, chamando o episódio de “o desenvolvimento mais dramático até a data de um vasto cenário de corrupção que abalou o núcleo político do país”.

O jornal inglês “The Guardian” relembrou a trajetória de Lula, “que tornou-se o primeiro presidente da classe trabalhadora, deixando o cargo com 83% de aprovação”. A notícia destaca a “admiração global pelas políticas sociais transformadoras que ajudaram a reduzir a desigualdade no maior país da América Latina”, lembrando que o ex-presidente americano Barack Obama o classificou de “político mais popular do mundo”. 
O jornal inglês ‘The Guardian’ destaca a condenação de Lula – Reprodução


O Globo

Imprensa internacional repercute condenação de Lula; veja capas e manchetes

Marcadores:

Postar um comentário

Author Name

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.